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O Disco

Gravado ao vivo na casa de Debora, o CD Triálogo traz o registro da interação entre os músicos executando temas inéditos compostos por Debora.
Os arranjos iniciais, trabalhados por Debora junto à composição das músicas foram tomando outro rumo ao longo dos ensaios, incorporando as influências de Pércio e Itamar. Assim, o que inicialmente era um baião (Trilhos de Itatinga) tornou-se um baião "fusion", com claras influências do jazz-rock, o que era um samba em 3/4 ganhou referências atonais e rearmonizações que remetem a Hermeto Pascoal (Que Bagunça!), etc.
Sem retoques, overdubbings ou qualquer tipo de edição, o CD traz a concepção musical dos três integrantes na sua mais pura forma.

 

As Músicas

Deixa Comigo, um samba-choro alegre com uma ponte em 7/8 abre o CD, seguida do baião com elementos fusion Trilhos de Itatinga.
Trilhos foi inspirada em uma vila do século 19 chamada Itatinga, localizada perto de Bertioga (SP) que, por ser uma área de circulação restrita do governo, encontra-se preservada e escondida aos pés da Serra do Mar. O único meio de chegar lá é por bonde, que caminha dentro da mata atlântica.
Infância é uma canção nostálgica, onde o baixo de Itamar Collaço nos remete a outras épocas, bem como o interlúdio do piano solo, polifônico e com elementos barrocos.
Que Bagunça! é um samba/maracatu em 3/4 em sua essência, porém irreverente, brincalhão, misturando modos maiores e menores, usando rearmonizações não convencionais e com uma condução às vezes inesperada e por certo divertida de Pércio Sapia.
Vestido de Baile e Talvez Humana são duas valsas brasileiras que receberam tratamentos diferentes. Vestido de Baile aproxima-se das valsas chopinianas em sua instrumentação, é romântica e esperançosa. Talvez Humana é melancólica, densa, e sua instrumentação em piano solo acentua esse propósito usando distribuições em quartas e clusters.
Jobiniando é um choro em homenagem a Antônio Carlos Jobim. Há elementos na composição que remetem a várias canções do mestre, tais como Passarim, O Boto, Choro (Garoto).
Também uma homenagem, Waltz for Bill (from Debby), foi escrita para Bill Evans, um grande compositor e pianista de jazz, autor de Waltz for Debby.
Singela é uma toada simples, onde, por opção, nada foi rearmonizado ou sofisticado. Não há solos, apenas o tema, direto, simples e lírico.
Em contrapartida, Até onde chega o olhar, originalmente um baião, traz elementos do jazz, do impressionismo de Debussy, bem como da música erudita contemporânea, sendo complexa harmonicamente e leve ao mesmo tempo.
Da Pá Virada é um partido alto vigoroso, onde a bateria de Pércio Sapia e o baixo de Itamar Collaço mostram sua virtuosidade em solos memoráveis.