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Gravado
ao vivo na casa de Debora, o CD Triálogo traz o registro da
interação entre os músicos executando temas inéditos
compostos por Debora.
Os arranjos iniciais, trabalhados por Debora junto à composição
das músicas foram tomando outro rumo ao longo dos ensaios,
incorporando as influências de Pércio e Itamar. Assim,
o que inicialmente era um baião (Trilhos de Itatinga) tornou-se
um baião "fusion", com claras influências do
jazz-rock, o que era um samba em 3/4 ganhou referências atonais
e rearmonizações que remetem a Hermeto Pascoal (Que
Bagunça!), etc.
Sem retoques, overdubbings ou qualquer tipo de edição,
o CD traz a concepção musical dos três integrantes
na sua mais pura forma.
Deixa
Comigo, um samba-choro alegre com uma ponte em 7/8 abre o CD,
seguida do baião com elementos fusion Trilhos de Itatinga.
Trilhos foi inspirada em uma vila do século 19 chamada Itatinga,
localizada perto de Bertioga (SP) que, por ser uma área de circulação
restrita do governo, encontra-se preservada e escondida aos pés
da Serra do Mar. O único meio de chegar lá é por
bonde, que caminha dentro da mata atlântica.
Infância é uma canção nostálgica,
onde o baixo de Itamar Collaço nos remete a outras épocas,
bem como o interlúdio do piano solo, polifônico e com elementos
barrocos.
Já Que Bagunça! é um samba/maracatu
em 3/4 em sua essência, porém irreverente, brincalhão,
misturando modos maiores e menores, usando rearmonizações
não convencionais e com uma condução às
vezes inesperada e por certo divertida de Pércio Sapia.
Vestido de Baile e Talvez Humana são
duas valsas brasileiras que receberam tratamentos diferentes. Vestido
de Baile aproxima-se das valsas chopinianas em sua instrumentação,
é romântica e esperançosa. Talvez Humana é
melancólica, densa, e sua instrumentação em piano
solo acentua esse propósito usando distribuições
em quartas e clusters.
Jobiniando é um choro em homenagem a Antônio
Carlos Jobim. Há elementos na composição que remetem
a várias canções do mestre, tais como Passarim,
O Boto, Choro (Garoto).
Também uma homenagem, Waltz for Bill (from Debby),
foi escrita para Bill Evans, um grande compositor e pianista de jazz,
autor de Waltz for Debby.
Singela é uma toada simples, onde, por opção,
nada foi rearmonizado ou sofisticado. Não há solos, apenas
o tema, direto, simples e lírico.
Em contrapartida, Até onde chega o olhar, originalmente
um baião, traz elementos do jazz, do impressionismo de Debussy,
bem como da música erudita contemporânea, sendo complexa
harmonicamente e leve ao mesmo tempo.
Da Pá Virada é um partido alto vigoroso,
onde a bateria de Pércio Sapia e o baixo de Itamar Collaço
mostram sua virtuosidade em solos memoráveis.